ÂmbitoOrçamento Participativo Geral
FreguesiaOleiros - Amieira
ProponentePaulino José Antunes Mendes
Data Submissão:15-06-2022
A falta de população é uma das maiores preocupações do concelho de Oleiros e de todo o interior de Portugal.
Nos últimos anos nasceram e estão registadas no concelho de Oleiros, e apesar de todos os apoios concedidos pelo Município muito poucas crianças, em alguns anos não são suficientes para constituir uma turma.
O encerramento de uma escola é sempre um aspeto muito negativo na vida de uma aldeia, vila, ou concelho. Temos que inverter esta tendência.
A minha ideia para o Orçamento Participativo de Oleiros passa pelos seguintes pontos:
1 – Fazer um estudo / inquérito em todo o concelho sobre o número de casais, agregados familiares, ou pessoas sozinhas que tenham condições e pretendem adotar ou ser família de acolhimento de crianças/jovens em idade escolar ( órfãos, refugiados, etc) que não tenham família e pretendam estudar, concluir estudos ou simplesmente ter condições de vida dignas.
2 – Intervir junto das instâncias centrais como por exemplo Segurança Social, Ministério da Administração Interna, Ministério dos Negócios Estrangeiros (refugiados), Secretaria de Estado para a Integração e Migrações, Unicef, etc, e transmitir os números que se conseguiram apurar no nosso concelho, dando nota das intenções de agregados familiares com condições e disponibilidade para acolher jovens para adoção ou família de acolhimento.